Projeto Vai Turismo

No dia 10 de agosto foi realizada a entrega do Projeto Vai Turismo na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Rio de Janeiro, ao Representante do Turismo e Hospitalidade do Rio Grande do Sul, Sr. Manuel Suárez.

O Projeto entra em nova fase, com versões específicas das propostas e recomendações de políticas públicas de turismo para cada região. As pautas prioritárias do setor serão levadas aos principais candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal

Valorizar, apoiar e impulsionar os destinos e produtos turísticos brasileiros, por meio de uma grande articulação, nos estados e nacionalmente, entre atores e instituições para construir uma agenda integrada com demandas e propostas do turismo. Esse é o objetivo do projeto Vai Turismo: Rumo ao Futuro, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que contou com a adesão e apoio de entidades nacionais e estaduais dos principais segmentos que compõem o turismo.

Os candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal receberão, nos próximos dias, documentos específicos formulados pelo movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro contendo as demandas e as recomendações de políticas públicas do setor para a gestão 2023–2026. O início da regionalização da mobilização ocorreu durante um seminário nesta quarta-feira (10/08), realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo é incluir o turismo no olhar estratégico das campanhas políticas e nos debates eleitorais. As propostas para cada estado estão disponíveis no site vaiturismo.com.br e podem ser consultadas pela população.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que ressaltou a importância de fortalecer as políticas públicas de valorização do turismo como vetor estratégico para a economia e para o meio ambiente. “O poder público ainda tem uma visão que não é a ideal para o tamanho e a importância do turismo, o maior distribuidor direto de renda no Brasil”, afirmou. “Com a mobilização regional, damos mais um passo seguro para que o turismo assuma o protagonismo que lhe cabe em um país como o nosso, com um potencial praticamente inigualável. Os documentos produzidos são verdadeiros roteiros regionalizados para o desenvolvimento do setor que levam em conta as demandas e necessidades de cada estado”, acrescentou Tadros.

Ele também destacou que o segmento movimenta diversos setores, como transporte, hotelaria, gastronomia, e, por isso, incluir o fomento ao turismo nas propostas de governo é fundamental. “É importante destacar o papel social do turismo, como gerador de empregos, de renda e de qualificação profissional”, ressaltou o presidente da CNC.

Lei mais: encurtador.com.br/HNTZ8