Fechamento Convenção Coletiva Ano 2022 Região Alegrete, Rosário Sul, São Gabriel

O SINDIHOTEL/RS e o SINDEHBRESG-RS – Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de São Gabriel, concluíram a negociação coletiva para renovação da convenção coletiva de trabalho do comércio hoteleiro dos Municípios de Alegrete, Rosário do Sul e São Gabriel, Estado do Rio Grande do Sul, com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2022.

Destacamos que a negociação foi pautada na preocupação com a sustentabilidade financeira das empresas e a preservação dos postos de trabalho.

A inflação (INPC) acumulada para a data base – 1° de janeiro – de 2022 é de 10,16%.

Com efeito, as entidades acordaram um reajuste de forma parcelada para o ano de 2022, sendo 4% a partir da folha de salário do mês de janeiro de 2022, calculado sobre os salários de maio de 2021. Os reajustes acordados estão garantidos até a faixa salarial de até R$ 2.579,98. Acima deste valor será livre negociação entre empregador e empregado.

A partir de 1° de julho de 2022, os salários serão reajustados no percentual de mais 4%, calculados sobre os valores já corrigidos em janeiro de 2022. Os reajustes acordados estão garantidos até a faixa salarial de até R$ 2.683,17. Acima deste valor será livre negociação entre empregador e empregado.

Também, foram fixados pisos salariais mínimos para contratação e pós contrato de experiência.

De outra parte, foi incluída regra regulamentando o descanso semanal remunerado, permitindo que a folga ocorra após o sétimo dia, desde que dentro da semana.

Destacamos que eventuais diferenças decorrentes da aplicação da presente convenção coletiva deverão ser satisfeitas junto da folha de salários do mês de junho de 2022.

Já a Contribuição Assistencial patronal, foi dividida em 2 parcelas iguais, sendo que a primeira parcela deverá ser paga até o dia 12/08/2022, a segunda até o dia 12/09/2022.

Maiores informações referente a convenção coletiva poderão solicitados via e-mail: sindihotel@sindihotel.org.br ou telefone: 051/3286.3708.

Sendo o que tínhamos para informar no momento, renovo meus votos de estima e consideração a cada empresário do setor.

Manuel Suárez
Presidente Sindihotel