Concluída a Negociação Coletiva da Base Territorial de Santana do Livramento.

O SINDIHOTEL/RS e o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Livramento, concluíram a negociação coletiva para renovação da convenção coletiva de trabalho do comércio hoteleiro do Município de Santana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul, com vigência de 01/04/2022 a 30/03/2023.

Destacamos que a negociação foi pautada na preocupação com a sustentabilidade financeira das empresas e a preservação dos postos de trabalho.

A inflação (INPC) acumulada para a data base – 1° de abril – de 2022 é de 11,73%.

Com efeito, as entidades acordaram um reajuste de forma parcelada para o ano de 2022, sendo 5% a partir da folha de salário do mês de abril de 2022, calculado sobre os salários reajustados em junho de 2021, na forma da convenção coletiva revisando, e a partir de 1° de novembro de 2022 reajuste de 4%, aplicado sobre o valor dos salários reajustados em abril de 2022. Os reajustes acordados (01/04/2022 e 01/11/2022) estão garantidos até a faixa salarial de até R$ 3.000,00. Acima deste valor será livre negociação entre empregador e empregado.

Também, foram fixados pisos salariais mínimos para contratação e pós contrato de experiência.

De outra parte, foi incluída regra regulamentando o descanso semanal remunerado e o trabalho aos domingos, permitindo que a folga ocorra após o sétimo dia, desde que dentro da semana.

Destacamos que eventuais diferenças decorrentes da aplicação da presente convenção coletiva deverão ser satisfeitas junto da folha de salários do mês de setembro de 2022.

Já a contribuição patronal, foi dividida em 2 parcelas iguais, sendo que a primeira parcela deverá ser paga até o dia 14/10/2022 (1ª parcela), a segunda até o dia 14/11/2022.

Maiores informações referente a convenção coletiva poderão solicitados via e-mail: administrativo1@sindihotel.org.br ou telefone: 051/3286.3708 e 051/984152444.

Sendo o que tínhamos para informar no momento, renovo meus votos de estima e consideração a cada empresário do setor.

Manuel Suarez
Presidente Sindihotel