dez 20, 2019 Artigos por Sindihotel

Amigos Hoteleiros,

Enfim podemos vislumbrar melhores momentos para a hotelaria independente! O segundo semestre de 2019 contou com um pequeno aumento na taxa de ocupação e no valor da diária média, sinalizando um novo momento da economia e da atividade mercantil – que deve se confirmar em 2020.

Sabendo que o fluxo de hóspedes que nos visita é representado 80% pelo turismo corporativo e 20% pelo turismo de eventos, temos apontado nosso foco comercial para esses setores, que mostraram um bom desempenho nos últimos meses. Devemos, cada vez mais, ampliar a nossa visão. Esse ano, por exemplo, não teremos um grande fluxo de argentinos, que representavam – até o último ano – um aumento na taxa de ocupação entre os meses de dezembro e janeiro.

Em virtude da alta concorrência de hotéis de mesma categoria, que garimpam turistas que procuram a mesma faixa de preço, é extremamente importante oferecer diferenciais em relação à concorrência, baseando-se nas preferências dos referidos visitantes, como: estacionamento gratuito, refeições, diária gratuita para crianças até certa idade, café da manhã com horário estendido nos finais de semana, amenities de boa qualidade (que possam ser levados como souvenirs), e atendimento rápido e eficiente.

Sugerimos separar, a avaliação dos serviços prestados, e a qualidade dos equipamentos oferecidos, levando em consideração: rapidez no check-in e check-out, auxílio na condução de malas volumosas e a presença do gerente e/ou supervisores, que devem estar de prontidão para o esclarecimento de aspectos importantes.

Outros detalhes como o cuidados com os pertences dos hóspedes durante as refeições ou na recepção, sugerir o uso do cofre, ter boa apresentação e limpeza são indicadores dos bons hotéis e de boas equipes, independentemente do seu tamanho ou do preço de suas diárias.

Penso que, buscando o “equilíbrio” em sua operação, você conseguirá um produto e um serviço atraentes, e então só lhe faltará um detalhe: comercialização. Ou você espera que os hóspedes aparecerão no seu balcão? Você precisa vender, não espere que alguém lhe compre. Venda mais, venda melhor, mas, por favor, “venda”, encontre o comprador.

Espero que esta mensagem desafie a sua criatividade e faça de você um hoteleiro melhor em 2020, seja em relação a você mesmo ou a sua concorrência.

Desejo um próspero Ano Novo com resultados surpreendentes!

Manuel Suárez