Mudanças de comportamento do consumidor no meio turístico é pauta de reunião de Conselho de Turismo da Fecomércio-RS

O comportamento do consumidor que viaja atrás de novas experiências e procura, na sua hospedagem, a praticidade e agilidade tem pautado a agenda de empresas do ramo hoteleiro, que têm tentado se adaptar para atender essa nova demanda. Pensando em fornecer informações que ajudem no dia a dia de líderes empresariais desse ramo, o Instituto de Transformação Digital desenvolveu um Estudo de Maturidade Digital de Hotéis, Pousadas, Hostels e Motéis no RS. O projeto foi apresentado por Paulo Kendzerski durante a reunião do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS nesta terça-feira, 12.

Segundo Kendzerski, muitas empresas do setor, mesmo presentes no ambiente digital, ainda usam métodos e processos analógicos. Segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados não informa o número de WhatsApp no site da empresa, 98% não respondem as mensagens do cliente em até quatro horas e, chocantes, 100% não coleta dados de comportamento do consumidor. Sem itens básicos como esse, empresas do setor patinam no mercado. “O estudo mostrou que a hotelaria gaúcha possui somente 9% de inteligência digital. Ou seja, a culpa não é do Decolar, nem do AirBnb”, disse Kendzerski afirmando que as próprias empresas que não promovem a inovação em seus negócios culpam outros negócios que estão fazendo isso. A ideia, segundo ele, é que esse estudo ajude as empresas do setor a se conscientizarem que devem estudar o consumidor para poder definir novos pontos de contato e formas de comunicação.

O secretário de Turismo de Monte Belo do Sul, Álvaro Manzoni, apresentou o município que tem investido para promover o turismo local. A cidade conta com 2.564 habitantes e faz parte da Região do Vale dos Vinhedos. Um dos maiores produtores de uva per capita da América Latina, com 2.270 hectares parreirais, Monte Belo do Sul tem incentivado os empreendedores locais e promovido eventos abertos ao público com ênfase para o vinho e culinária local. O site visitemontebelo.com.br apresenta mais sobre a cidade. A economista Giovana Menegotto, da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, apresentou a Sondagem de Segmentos dos Hotéis e Pousadas, realizada pela entidade, que traça um perfil desse segmento. A maior parte das empresas da amostra possuem um alto tempo de mercado, com força de trabalho pequena, recebem maior nível de ocupação durante a semana e afirmam que fatores externos são o principal empecilho para os negócios. Em meio ao surgimento de diversas plataformas online, o telefone ainda é o principal canal de comunicação para quem tem interesse em se hospedar no estado gaúcho. Cerca de 43,9% dos hotéis e pousadas consultados pela entidade indicaram as centrais telefônicas como principal canal para realizar reservas, enquanto 32,7% referiram ser as plataformas online o principal canal utilizado. Apenas 6,5% apontaram o site do próprio do hotel como principal meio de reservas. Veja o estudo completo aqui.

Fonte: Site Fecomércio-RS