Presidente do Sindihotel Sr. Manuel Suárez participa da Recepção na Fecomércio RS ao Embaixador da Espanha no Brasil

Diálogo sobre as oportunidades com a Espanha marca a segunda-feira na Fecomércio-RS

Apresentar as oportunidades de investimentos com a Espanha e as possibilidades de negócios entre o país espanhol e o Rio Grande do Sul foi o foco dos eventos sediados na Fecomércio-RS nesta segunda-feira, dia 24. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, recebeu para um almoço o Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, que estava acompanhado do Cônsul adjunto da Espanha, Hernan Cejas, e da conselheira econômica da Embaixada, Isabel Junceda.As autoridades aproveitaram o momento para falar dos negócios em andamento entre os dois países, entre eles a expansão do setor de energia fotovoltaica no Brasil, que tem abrido esse mercado para empresas internacionais em função do alto custo de geração de energia no país. Também presentes na reunião, os vice-presidentes da Fecomércio-RS, André Roncatto, Manuel Suarez e Levino Crestani contribuíram para as discussões sobre as mudanças em curso no Brasil. Bohn aproveitou para relembrar do otimismo do setor terciário em relação à aprovação da Reforma da Previdência e depois de uma Reforma Tributária, que deverá simplificar a carga tributária para o empresário brasileiro.

Seminário Bilateral na parte da tarde

À tarde, a Fecomércio-RS sediou o Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimentos entre Brasil e Espanha. O Embaixador da Espanha falou sobre a expectativa de parcerias futuras entre os dois países após a assinatura de acordos bilaterais em diversos segmentos do mercado, feita em 2017 pelos dois governos, o que marcou o início da expansão do comércio entre Brasil e Espanha. Segundo Casas, cerca de 20 mil brasileiros residem na Espanha atualmente, o que mostra um estreitamento de relações significativas para o governo espanhol.

Em seguida, a gerente da Assessoria de Relações Comerciais da Federação, Neusa Machado, apresentou um leque de serviços oferecidos pela Fecomércio-RS que auxiliam nas soluções diárias dos empresários, entre eles, o Certificado de Origem, Certificação Digital, cursos de ensino à distância desenvolvido de acordo com as diferentes necessidades de mercado, planos de saúde, entre outros serviços.

A economista-chefe da entidade, Patrícia Palermo, falou durante o evento sobre o estado gaúcho, que é a quarta maior economia do Brasil. O RS também aparece em terceiro lugar na lista dos maiores produtores de grãos e conta com o segundo mais importante porto brasileiro, na cidade de Rio Grande, que atende cerca de 90 países. Patrícia ainda explicou que o estado gaúcho é o maior produtor brasileiro de biodiesel, couro, calçados e vinhos, entre outros produtos que são exportados para fora do país.

Isabel Junceda falou sobre a cultura, história e gastronomia da Espanha, que recebeu 82 milhões de turistas somente em 2018. A conselheira econômica explicou que o país espanhol é a 14° maior economia mundial e que mantém suas portas abertas para o mercado internacional. Segundo ela, a Espanha aparece em 11° na lista de exportadores de serviços comerciais e já possui laços econômicos com o Brasil através de empresas espanholas que já investem em setores estratégicos brasileiros há alguns anos.

As ferramentas de exportação para auxiliar na internacionalização das empresas brasileiras foram apresentadas por Cristina Salazar, country manager da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE). Em seguida, o diretor executivo da Câmara de Comércio Espanhola, Alejandro Gómez, falou das oportunidades do mercado espanhol e europeu para empresas brasileiras, bem como as ações de fomento à internacionalização disponibilizadas pelo órgão.

Fonte: Newsletter Fecomércio RS